Mais interessada do que interessante: agregando valor a vida

  • Ser mais interessada do que interessante.

    Eu ouvi essa frase faz um bom tempo, não me lembro quando nem onde. Mas ela nunca havia feito tanto sentido quanto agora.

    A interação social que tenho aqui na Holanda é pouquissima. No trabalho as pessoas estão concentradas e muito focadas, é pouco tempo para mimimi.

    Porém, quando eu interajo, sinto que cada pessoa tem uma historia curiosa pra contar, alguma característica interessante… E assim conheço um ponto de vista diferente e melhor que o meu, alguma dica de viagem, ou uma nova receita, ou livro, ou filme, uma loja nova…

    Algo que eu faço regualrmente no trabalho é ir para a area do café, e ficar com a minha xícara de chá por um tempo, paradinha… … sempre vem alguem espairecer também e disposto a um rápido bate papo.

    Quando eu tendo a ser curiosa e interessada eu consequentemente me torno uma pessoa interessante.
    Na proxima interaçao social eu sempre tenho um “Eu ouvi que… “ ou “Eu li uma vez…” E aí a conversa é mais do que “Pois é, no Brasil faz calor…”

    Certo dia eu estava no trem lendo mas comecei a prestar atenção na conversa de dois homens. (Isso se chama “to fish a conversation”)
    Um deles era estudante de PHD o outro, era palestino e trabalhava pelo mundo. A conversa deles foi tão intensa e tão agradável aos meus ouvidos que não pude deixar de prestar atenção.
    Enquanto fingia que lia escutei o motivo da Guerra Palestina x Israel pelos olhos de um palestino, e ouvi que o palestino tinha dois filhos, que moravam com a mãe na Africa do Sul mas ele não tinha medo de trabalhar em zonas de Guerra. O Estudante de PHD indignado que ele não podia trabalhar em risco, pois tinha dois filhos!
    Eles ouviam e opinavam um ao outro, sem tensão.

    Isso me instigou, no fim daquele dia, a pesquisar um pouquinho sobre essa Guerra… fui dormir com a sensação que tinha aprendido algo novo. E é tão agradável ouvir e aprender com cada pessoa, conhecidos ou não, velhos ou novos amigos.

    image

    E é assim que eu agrego valor a minha vida!

  • 4 thoughts on “Mais interessada do que interessante: agregando valor a vida

    1. Isa, aqui é a Lu!
      Nossa, que surpresa descobrir que vc está na Holanda! Q fotos lindas.
      Qdo puder por favor me mande um email – preciso falar com vc!
      Só tenho seu email da volvo…
      bjs

    2. Perfeito! Como aprendemos mesmo ouvindo os outros, em especial os mais velhos! Vamos em frente!!! Saudade de vc todo dia… BMLAT.

    Leave a Reply

    