Como planejar viagens na Europa

Eu AMO minha Rotterdam. Posso tranquilamente ficar nessa cidade adorada todos os finais de semana. Mas, eu não estaria sendo justa com a Europa! São muitas cidades interessantes, culturas diferentes em cada pedacinho desse continente.

E é incrível como tudo aqui é perto e o acesso é fácil. Boas rodovias, bons trens, zero transito e zero atrasos. E, se planejar bem e com antecedência, as viagens para cidades mais distantes ficam também muito atraentes por bons preço e bons horarios.

Quando viemos morar aqui logo entendemos a necessidade de viajar muito. Por todas essas facilidades, porque a Eurpa tem infinitas cidades, países atraentes, cada um com uma cultura encandadora que instiga você a entrar em desespero pra ir pra lá!

 Como decidimos tudo:

1. Listamos as cidades/países que gostaríamos de conhecer com base em inputs de outras pessoas, sites, blogs, sugestões, nossas vontades, enfim! Passo fácil!

2. Verificamos os (pouquíssimos) feriados aqui na Holanda e reservamos as viagens mais distantes pra esses feriados.

3. Algumas viagens podemos ir de carro… algumas de trem…. Depende se vai ser um fim de semana, uma seman, ulguns dias… definimos o meio de transporte.

4. Se vamos voar, temoc que comprar passage e aí buscamos nos seguintes sites: easyjet.com transavia.com ryanair.com klm.com expedia.com

Aqui é uma loucura! Muitas informações…  que mudam num piscar de olhos. Se deixar pra depois talvez não pegue o preço que viu antes! Tem que ter agilidade, convicção e não muita enrolação. Escolhe e vai!

5. Hotel: booking.com booking.com booking.com!!! Bons preços, site bem organizado, pagamento fácil, confirmação rápida e tudo padronizado (eu trabalho muito melho com padrões). Os meus critérios aqui são: ser localizado no centro… sim, porque aí podemos sair jantar, tomar bons vinhos e voltarmos tranquilos a pé ou de metro para o hotel. As fotos contam muito!!!

Mas eu também tenho buscado hoteis da rede Accor, porque posso reserva-los com pontos e são sempre iguais, padronizados o que gera garantia de não surpresas desagradáveis.

6. O que levar? Eu tenho um lema: travel light. Padronizo até na arrumação da mala!! É já estou ficando prática! Itens de higiene, remedios, roupas intimas, óculos escuro e,pra esse frio europeu: um casacão, blusas, bota, gorro, luva, cachecois… geralmente eu já faço as cominações (monto os looks!!) e não levo opções.

A máquina fotográfica sempre com bateria é item importantíssimo. As vezes levo algum lanchinho e água.

7. O que fazer? Essa é a parte mais legal!!! Algumas semanas antes da viagem eu intensifico a pesquisa sobre o destino… e aí eu não caio no papo dos blogs de turismo, eu vou além e procuro dicas de locais… sppotedbythelocals.com tem feito as honras! Mas eu sempre acho uma blogueira da Europa que conta como passou um fim de semana alí… copio e colo dicas e vou montando o meu roteiro… onde ir de manhã, lojas, praças, museus, ruas, livrarias, cafés, um lugar para almoçar, lugarzinhos para a tarde e um restaurante para jantar…  Esses são meus POIs (point of interest)! Eu imprimo um mapa com eles… fica na mão o tempo todo!

Os: Não esquecer de levar também muita empolgação e disposição pra conhecer lugares, pessoas e guardar no coração, pra vida toda, mais um momento especial aqui na Europa!

 

20140128-185027.jpg

One thought on “Como planejar viagens na Europa

  1. Ual…… que praticidade…. fruto da experiência…… vivendo como vc sempre sonhou!!!
    BOOKING realmente é the best!!!!
    Tivemos duas situações de apuro – uma que reservei no dia errado e outra que o hotel cancelou a reserva errada – e eles foram impecáveis!!!!
    Fiquei mas fã ainda!!! Foi só ligar, eles transferem para atendentes que falam a nossa língua (na hora do desespero isso é importantíssimo) e a agilidade pra resolver me deixou impressionada!!!

Leave a Reply

