O que eu aprendi em 1 ano de Holanda

1. Aprendi que o amor que sinto pelos meus pais é infinito, indescritível, puro, o mais verdadeiro.

Porque a gente só da valor quando está longe!

2. Aprendi que o amor de casamento é: uma convivência saudável, com carinho (ver tv abraçadinhos, lavar louça se divertindo), romantismo nas pequenas coisas, ajuda ( ” vc tira o lixo hj?” “Pega aquele meu casaco na lavenderia?”, ” compra o meu shampoo?”) confiança, apoio, diálogo.

Acho que no Brasil tínhamos tantos estímulos externos e eventos sociais que mal tinhamos tempo pra nós dois, pra nos conhecermos e termos tanta intimidade e evoluir na nossa relação.

3. Aprendi que a melhor característica que um profissional pode ter é o poder de adaptação.

Porque vc pode ser guru e destruir no excel, mas se não souber engolir sapo, ouvir respostas que no seu país seriam um insulto, aprender tudo e trabalhar o tempo todo em inglês, entender que o que é normal pra você é bizarro pra outra pessoa e vice e versa, meu amigo, pode ser formado na NASA mas você não vai se dar bem.

4. Aprendi a encarar meus medos.

Medo de dirigir em outro país, medo de pegar trem sozinha, medo de não encontrar emprego, medo de perder os amigos no Brasil. Encaro, dou um jeito de lidar com eles até que eles não são mais medo, são apenas situações.

5. Aprendi a ser organizada.

Sempre fui, na verdade. Mas aqui, um deslize acaba com a minha rotina. Não saber onde está a chave da bike, perder o cartão de débito, não descongelar o frango…. E eu não me dou bem no improviso. A minha semana é definida no domingo, os detalhes do dia seguinte (como, qual roupa usar) são decididos no dia anterior. Tudo pra não perder tempo, não me irritar com contratempos.

… Ansiosa para os Aprendizados de Holanda – Parte II

IMG_4436.JPG

Leave a Reply

